PRAIA SANTA

Tipo de fósseis: O dinossauro que deixou as suas marcas com três dedos na praia Santa pertencia ao grupo dos dinossauros ornitópodes (herbívoros), mais concre­tamente ao grupo dos iguanodontídeos, estando a movimentar-se nas patas traseiras (locomoção bípede). Estas pegadas foram classificadas como pertencendo ao icnogénero Iguanodontipus. O comprimento das pegadas permite calcular a altura até à anca das patas traseiras destes ornitópodes: entre 1,8 m e 2,4 m e deslocavam-se a velocidade estimadas entre os 3,1 e 4,4 km/h.

Paleoecologia: As rochas onde estão as pegadas de dinossauro são do Cretácico Inferior (Barremiano) e depositaram-se num ambiente lagunar, nas vizinhanças de zona intertidal (zona entre marés) de baixa energia.

Modelo 3D

Pegadas de Iguanodontipus são um tipo de pegada de dinossauro com morfologia mesaxónica, tridáctila e subsimétrica. São tipicamente tão largas como (ou mais largas que) o comprimento e apresentam uma impressão de almofada em cada dígito e uma no calcanhar. Associadas a grandes dinossauros ornitópodes, especialmente os iguanodontídeos e hadrossaurídeso, são encontradas em na Europa, Ásia, América do Norte e do Sul, essencialmente durante o Cretácico. Vila do Bispo, Algarve