Praia do Beliche

Tipo de Rochas: A praia do Beliche é caracterizada por rochas sedimentares de natureza carbonatada, nomeadamente calcários dolomíticos com nódulos de sílex (variedade de sílica) e calcários bioclásticos, calcários cristalinos do Jurássico Inferior e Médio (~184-170 Ma).

Ambiente de Formação: As rochas carbonatadas foram formadas num ambiente marinho pouco profundo, em mares tropicais quentes e cristalinos que se estabeleceram no sudoeste da Ibéria durante os primeiros períodos da abertura do Atlântico. Os nódulos de sílex foram originados em eventos posteriores, aquando da percolação de água, rica em sílica, por dentro da rocha, que, com as condições ideais, levou à precipitação/cristalização de sílex em nódulos (geodes).

As rochas do Jurássico Inferior e Médio encontram-se separadas por uma discordância angular – inexistência de paralelismo entre as camadas sedimentares de base e topo das arribas. Estas discordâncias podem ser originadas por diversos fenómenos tectónicos e está-lhes sempre associada uma falta de registo rochoso (lacuna temporal), provocada pela remoção por erosão da unidade inferior e/ou ausência de sedimentação durante um longo período de tempo.

Arriba da Praia do Beliche composta por calcários do Jurássico Inferior-Médio