Tipo de Rochas: A geologia da Praia do Amado é composta por xistos, grauvaques e do Carbónico Médio (~320 Ma), Arenitos do Triássico Superior (~210 Ma) (Grés de Silves) e Filões basálticos e Filões doleríticos.
Ambiente de Formação: Os xistos e os grauvaques foram depositados num ambiente marinho profundo com correntes de turbidez transportando areais para grandes profundidades, a marinho pouco profundo com fundos anóxicos (pouco O2). Os arenitos do Grés de Silves foram depositados num ambiente sedimentar continental, fluvial, que promovia grandes níveis de oxidação, daí resultar a cor avermelhada destes sedimentos. Os calcários formaram-se em meio marinho pouco profundo, tropical, com características recifais. Os filões magmáticos resultam do arrefecimento do magma à superfície.
As duas primeiras sequências sedimentares encontram-se separadas por uma discordância angular. Esta estrutura é caracterizada pela inexistência de paralelismo entre as camadas sedimentares de base e topo. As discordâncias podem ser originadas por diversos fenómenos tectónicos e verifica-se sempre uma falta de registo rochoso (lacuna temporal), provocada pela remoção por erosão da unidade inferior e/ou ausência de sedimentação durante longos períodos de tempo.