Tipo de Fósseis: Iguanodontipus, pegadas de dinossauros ornitópodes iguanodontídeos (herbívoros) e terópodes (carnívoros). Icnofósseis do tipo Thalassinoides.
As pegadas tridáctilas (marcas de três dedos) da zona oeste, numa laje quase horizontal e junto às escadas de madeira de acesso à praia, foram atribuídas a um dinossauro ornitópode, provavelmente um iguanodontídeo. Este dinossauro teria uma altura até à anca de 2.2 m e estaria a deslocar-se a uma velocidade estimada de 1.7 km/h.
Paleoecologia e Paleogeografia: Ambiente marinho quente, pouco profundo, próximo da costa. Na zona este, em camadas já com alguma inclinação, foram identificadas pegadas também tridáctilas, mas cuja forma, com dedos mais esguios do que as da zona oeste, foi atribuída a dinossauros terópodes (carnívoros). Estes dinossauros terópodes teriam entre 0,7 m e 1 m de altura até à anca e estariam a deslocar-se a uma velocidade de 3,5 km/h.
Devido ao tipo de rocha e à inclinação das camadas, as pegadas têm sido fortemente alteradas pelo mar e pelas condições climáticas, considerando-se neste momento como praticamente destruídas.
Modelo 3D
Modelo 3D
Praia da Salema (Vila do Bispo, Portugal) Idade: Cretácico inferior.
Os veios de cor diferente que se observam estão associados a fraturas/falhas. Estas correspondem a zonas de maior fragilidade, pelas quais a água da chuva tende a escorrer, promovendo, assim, a meteorização da rocha, alterando a sua cor.