O passado e o presente vivem de mãos dadas. Os mares em que mergulhamos, as espécies que conhecemos e as rochas que encontramos na costa que definem o nosso país, são fruto de milhões de anos de mudança e evolução. A riqueza paisagística do sul de Portugal é um tesouro da região algarvia e do país, não somente pelo que hoje vemos e/ou conhecemos, mas também pelas histórias que nos conta sobre o passado.
Entre fauna, flora e paisagem, a montagem das imagens e sons de arquivo com a animação 2D, construirá um jogo visual que, partindo da beleza que nos é visível, revele aquela que nos escapa ao olhar, desvendando também informação sobre a constituição geológica do território. Pretendemos com esta estratégia, a partir da beleza natural dos elementos, despertar a consciência para a importância do património natural do barlavento algarvio, um organismo vivo em si próprio.
Esta abordagem construirá um olhar que procura envolver o observador, revelando escalas não humanas, evocando ritmos diferentes daqueles impostos pela vida turística do Algarve, revelando afinal o mais importante, aquilo que nos envolve e parece esquecido: o ritmo e a dimensão da vida orgânica que nos rodeia e da natureza que habitamos.
Num momento de urgência ambiental, esta colaboração entre artistas e investigadores científicos será uma valiosa contribuição para a sensibilização do público sobre a necessidade de preservação do património natural e dos ecossistemas que formam o sul de Portugal, promovendo também as belezas naturais da região.
Pedro Serrazina
Catarina Calvinho