Sul Oeste (versão web)
Um projeto especulativo e exploratório acerca do património natural do Barlavento Algarvio. Os temas sugerem uma abordagem imagética dinâmica e abrangente. A abordagem aos recursos naturais compreende simultaneamente o micro e o macro, desde os detalhes dos pequenos fósseis até as vastas paisagens. Para além da escala espacial, a nossa proposta reflete também a dimensão temporal. Os elementos com os quais trabalhamos abrangem desde a escala temporal geológica, que remonta a milhares de anos, até a ideia de sustentabilidade que nos remete para a urgência de acção no presente. O entendimento destas escalas permite-nos visualizar de forma mais clara fenómenos que se estendem no tempo, fornecendo-nos pistas valiosas para o futuro. Através das dialéticas que surgem da interacção entre essas diferentes escalas temporais e espaciais, reconhecemos que essas oposições oferecem uma oportunidade para uma visão especulativa e abrem espaço para a criação de caminhos alternativos no sentido de uma interpretação criativa do património natural.
Este trabalho busca transcender a limitação da imagem estática tradicional, adotando uma abordagem interativa. Trata-se de criar uma imagem em movimento e mutação contínua, às vezes mais abstracta, outras vezes mais próxima do material original, reflectindo as acções do utilizador.
A solução final consiste numa instalação interactiva recorrendo a projecção de imagem e manipulação da mesma em tempo real. A utilização de sensores de movimento transforma o que acontece no espaço da instalação em transformações das imagens capturadas. O objectivo é o de interrelacionar a narrativas das imagens e a narrativa do movimento detectado no espaço de exposição. Assim ao movimento e posição dos visitantes corresponderá uma diferente experiência visual que acontece sempre em tempo real.
Luís Sarmento
Nuno Ferreira